Acervo Pituca - Jogo beneficente Decada 80

 

Com enorme prazer abri a caixa de mensagens hoje e deparei-me com este e-mail do meu conterrâneo Paulo Henrique, grande democratense, que mora em Montes Claros mas não se desliga em nenhum momento das coisas de Sete Lagoas e do Jacaré.

Hoje é um dia muito especial para nós da cidade e região, porque é o pontapé inicial da nova Arena do Jacaré, com este jogo/treino entre Atlético e América. Um teste geral do estádio para receber os grandes jogos que virão pelo Campeonato Brasileiro das Séries A e B, e do nosso Democrata pelo Campeonato Mineiro da terceira divisão.

Ele mandou também uma foto contendo um pedaço da história desses 96 anos de existência do Jacaré, e confesso que me emocionei ao ver o saudoso estádio José Duarte de Paiva, onde hoje está uma enorme loja dos Supermercados Bretas. Joguei muito nele, até o juvenil do Democrata, quando fiz teste no Galo e levei bomba, na época dada pelo também saudoso Dawson Laviola, que foi um grande treinador o futebol mineiro teve. Foi lá que comecei minha carreira de repórter e graças a esses contatos e oportunidades que o Democrata me deu, estou hoje aqui, cobrindo a minha sétima Copa do Mundo.

Minhas história com o Jacaré começou quando eu tinha 11 anos de idade e tinha um colega de Ginásio Industrial, Flávio Pereira Incalado, o “Toquinho”, irmão do zagueiro Fred, que jogou no Atlético nos anos 1980, que era um faz-tudo no clube. O Democrata tinha parado com o futebol profissional, e disputava apenas o Campeonato Amador da cidade. A família do Toquinho morava a dois quarteirões do estádio e ele colaborava como roupeiro, e em determinado dia chamou-me para conhecer o clube e ajudá-lo lá.

E como auxiliar de roupeiro, entrei para o mundo do futebol.

Tenho ou não tenho motivo para gostar muito desse Democrata Futebol Clube?

Nessa foto, tirada em jogo beneficente envolvendo grandes nomes do futebol mineiro, e enviada pelo Paulo Henrique, identifico quase todos. Era uma seleção de ex-jogadores de Atlético, Cruzeiro e Democrata, que enfrentou uma seleção paulista de ex-jogadores também.

De pé, da esquerda para a direita, Luciano Rocha, que acertou este amistoso, Getúlio, Antenor, Pituca (SL), Marcão (SL), Alves, Prechetes (SL), Eloy (SL), Vitor Braga, o massagista Tatá, o saudoso vice de futebol do Democrata, Paulo Oliveira e o então presidente Humberto Timo.

Agachados: o saudoso Renato Dramático, Maurício Oliveira (preparador físico, irmão do Marcelo), Humberto Ramos, Spencer, Reinaldo, Marcelo Oliveira, João Ligeiro (da Umbro) e o massagista, que na época era do Clube Náutico de Sete Lagoas.

A foto foi feita pelo gente boa Enrique Iglésias, grande arquivo vivo da imagem contemporânea de Sete Lagoas, e pertence ao acervo pessoal do Pituca, que foi um ótimo zagueiro amador da cidade e continua jogando seu futebol no Clube Náutico.

 

E agora o e-mail do Paulo Henrique que me fez contar toda essa história:

“Chico, boa noite!

Vou aproveitar que hoje não tem jogo da Copa para desviar seu foco um pouco. rs
Duas coisas:
1 – A TV Alterosa e o Portal transmitirão a inauguração da Arena e o jogo treino Galo x Coelho. Se der, divulgue prá turma do blog.
2 – Conseguimos uma foto sensacional para o Cedem. Amistoso beneficente no início da década de 90 – grandes craques do passado vestindo a camisa (tenho esta da Bombril em meu acervo) do Jacaré, com destaque para Marcelo Oliveira, Getúlio, Humberto Ramos (tem o Timo também), Alves, Vítor e Reinaldo, o Rei do Galo!! 
Lembra deste jogo??
Abraço e parabéns pela cobertura da Copa!!
Paulo Henrique”